Bonfim

Um blogue de vitorianos

terça-feira, maio 31, 2005

Outros vitorianos

Não só por aqui se escreve com sentimento sobre o Vitória. Leia-se o texto de João Silva no Lusitano.

segunda-feira, maio 30, 2005

A ler

"A Taça a Quem a Trabalha" por José Medeiros Ferreira no Bicho Carpinteiro.
Nesta final o V SETUBAL foi sempre mais equipa do que o desgastado SLB ainda a jorrar champanhe pelas botas dos seus individualistas jogadores.

Garganta dorida

Vitória Futebol Clube - Vencedor da Taça de Portugal na época 2004 / 2005

Viittóóórrriiiaaa...!

domingo, maio 29, 2005

Valeu a pena

Taça de Portugal Este blogue teve como causa a vitória do nosso Vitória frente ao Sporting Braga. Tinha ficado, tacitamente acordado, com os vitorianos da blogosfera, se o Vitória passasse os bracarenses o blogue nascia. E assim surgiu.
A esperança cresceu, mesmo quando os resultados do campeonato não foram os melhores.
Veio o Boavista na meia-final e zás, o Jamor ao virar da esquina. Só faltava a última batalha.
Chegámos à final com a UEFA na bagagem da próxima temporada, depois de o Benfica ter conquistado o acesso directo à Liga dos Campeões.
Hoje, a final. O dia era entusiasmante. Mas, no fim, ganhou quem melhor jogou. O Vitória (claro!).
O blogue teve sentido. Ganhou sentido. E, mesmo entre os poucos textos que se iam colocando, estava sempre presente o desejo de o Vitória conquistar a Taça de Portugal. Afinal, a causa deste blogue surgir deve-se à Taça e ao desejo de todos nós querermos, primeiro, ver o Vitória no final da Taça e, depois, de ganhar o troféu.
Meus caros amigos do blogue Bonfim, devo dizer que valeu a pena estes últimos meses, manter a escrita neste espaço, por causa deste dia de Glória.
Cá continuamos a blogar, entre a alegria e a paixão ao verde e branco do Sado, que, mesmo com enormes dificuldades financeiras, continua a mostrar a dignidade da humildade e da dedicação ao emblema vitoriano.
Hoje está um dia Bonito.
Um abraço,
CMC
JÁ CÁ CANTA!!
GANHÁMOS A TAÇA
VIVA O VITÓRIA

segunda-feira, maio 23, 2005

O DIA D

Tem a sua graça viver na invicta, estar no centro do vórtice deste fim-de-semana tórrido, estar perto dos estádios onde o campeonato foi decidido, ouvir os festejos passar aqui perto de casa e não conseguir deixar de pensar no próximo fim-de-semana.
Na verdade, a data deste ano futebolistico está à porta: dia 29. Esse sim será o dia D.
Já imagino os suores frios, olhares ansiosos para o relógio em contagens mentais do tempo em falta, dificuldade de pensar noutra coisa.
No dia 29, sim, estarei ansioso. Agora, tudo isto que se passou à minha porta, tanta festa, tanto grito, francamente diz-me pouco.
Infelizmente, ao contrário do Luís Silva e tantos outros sofredores vitorianos, não poderei estar no Jamor. Contudo, tenho já este monitor reservado para ver o jogo no grande dia:
FORÇA VITÓRIA!!

domingo, maio 22, 2005

Dia decisivo

O campeonato decide-se hoje na Invicta cidade que acolhe o nosso estimado companheiro Luís.
O impensável concretizou-se. Como até ao lavar dos cestos é vindima, o ex-técnico sadino ainda se pode consagrar campeão nacional, apesar de saber que na próxima época não orientará os azuis e brancos.
Prefiro abster-me de palpites, não vão os amigos benfiquistas pensar que qualquer prognóstico de um vitoriano é um desafio antes de tempo.
Aliás, não sei se as águias estão à altura de passar no xadrez do Bessa e, não esquecer, que os capas negras não têm sido adversários fáceis - exceptue-se a última jornada, já com a manutenção assegurada, goleados em Coimbra pelo despromovido conjunto de Moreira de Cónegos.
E se Couceiro fosse campeão? Havia de ser engraçado, tendo em conta o que já escrevi aqui, de que ele, possivelmente, podia estar arrependido de ter trocado o Sado pelo Douro.

quinta-feira, maio 19, 2005

A caminho do Jamor

Example
Via O Setubalense
"Muitos madrugaram, e velaram, e milhares passaram ontem pelas bilheteiras do Bonfim para garantirem o bilhete de ingresso no Estádio do Jamor para a Final de dia 29 de Maio.(...)
Os cinquenta autocarros destacados pelo Vitória com o apoio do município e que saem para o Jamor às dez da manhã do dia do jogo foram tomados de pronto pelos adeptos e outras dezenas de «excursões» estão há muito programadas um pouco por toda a cidade, isto sem contar com todos os que utilizarão o comboio e as viaturas particulares.
Tudo se encaminha para uma autêntica «invasão» de setubalenses, a ombrear com a falange benfiquista, recordando-se aqui a simpática iniciativa nascida no Bairro Santos Nicolau que visa formar uma coluna que partirá a pé para Cacilhas no dia 28, percorrendo a EN 10 com a sua alegria, as bandeiras e os símbolos do Vitória."

terça-feira, maio 17, 2005

Eu vou!

Example
O bilhete diz que é além que me vou sentar.

sexta-feira, maio 13, 2005

Reminiscências (II)

Outro jogador que "deixou marca" no Vitória foi o médio Roçadas. Veio do Sporting e foi titular durante quase toda a década de 80. Foi durante muitos anos capitão de equipa. Não era conhecido pelo seu esforço em campo, muito pelo contrário. Ainda assim era, nunca percebi a razão, considerado um jogador influente. Noutro pormenor inexplicável conseguiu no final da carreira ser contratado por um clube inglês.

quinta-feira, maio 12, 2005

Novo central

Example
Via Setubalense:
"José Fonte foi ontem apresentado como jogador do Vitória nas próximas três temporadas.
O jovem «central, que foi formado no Sporting e pertence ainda aos quadros do Felgueiras, é filho de Artur Fonte, um jogador que representou o Vitória no início da década de oitenta e disse-se «orgulhoso» por vestir a camisola verde e branca.(...)Recentemente, o jovem futebolista passou por um período de observação no Chelsea «de» José Mourinho."

sábado, maio 07, 2005

Jorge PerestreloSom Jorge Perestrelo

O comentador até podia dizer muito disparate. Mas era um gozo ouvir os disparates do homem Perestrelo que tanto nos divertiam como nos irritavam.
Coisas de homens únicos.
Todos conheciam a voz que agora se calou.
Tenho pena pelo silêncio, muita pena.

O último grito

Como disse o Carlos nos comentários ao post anterior, a vida é cheia de "complexidades inexplicáveis". Depois de mais um relato cheio de emoção até ao último segundo (já ouvi várias vezes o relato do canto e último golo do Sporting na Holanda), depois de ter gritado mais algumas das suas frases de marca, Jorge Perestrelo faleceu.
O seu coração não quis mais fornecer a força que o comentador necessitava para continuar a criar "pérolas" como as que relatei abaixo. O seu estilo demarcou-o dos que simplesmente relatam a passagem da bola de pé em pé , acrescentando um colorido que dava uma nova dimensão a um simples jogo de futebol.
Se todos os conseguiam identificar pela voz e pelas expressões que usava, nem todos tinham gosto por esse estilo. Admito ser o meu caso: normalmente não seguiria um relato feito por ele, embora lhe reconhecesse a originalidade.
Fica a minha homenagem a quem marcou as histórias da bola e ajudou a criar algumas.

sexta-feira, maio 06, 2005

Pérolas

Ontem, ao fim da tarde, indo a caminho de casa, acompanhei os primeiros minutos do jogo do Sporting pela rádio. Como habitualmente fiz zapping entre a RR e a TSF. Nesta, o Jorge Perestrelo (JP), de quem já se ouviu muitas e boas, conseguiu produzir mais umas pérolas. Vou tentar reproduzir o que ouvi.

JP - Só a UEFA para se lembrar de num jogo destes, nomear um árbitro dinamarquês para um jogo na Noruega.
Repórter de Campo (RC) - Jorge, o jogo é na Holanda.

Minutos passados, volta à carga:

RC - Peseiro está visivelmente irritado com o árbitro.
JP - Irritado e com razão. Só mesmo a UEFA para nomear um árbitro nórdico para um jogo na Noruega.
RC - (...) [silêncio - nem o tentou corrigir outra vez]

E o jogo prossegue. As dificuldades que um estádio sem condições colocou aos comentadores, com o público a tapar a visão dos repórteres, deixava JP irritado.

JP - Agora tenho um palhaço aqui a tapar-me a vista! Sai daí! O tipo tem aí uns dois metros, mas como não percebe português posso-lhe chamar PALHAÇÃO!

Depois mudei definitivamente para a RR. Prefiro os comentários do vetusto Manuel Oliveira.

Ainda estou des-norton-ado

Primeiras palavras para a malta do verde e branco horizontal: Parabéns! Esperamos, como portugueses, comemorar, pelo terceiro ano consecutivo, outro triunfo nas competições europeias.
Regressando ao clube alma deste blogue, o Vitória, e ao assunto referido pelo Luís, receio que me tenha passado algo ao lado.
O Luís aludiu, mais abaixo, a contratação de um novo técnico para a próxima temporada. E, no mesmo dia que li aqui o texto relativo ao novo técnico, vi num jornal, não me recordo qual, para além do nome de Norton de Matos, o de outros dois reputados técnicos, como outros nomes em carteira. Jaime Pacheco e Manuel Cajuda. Ora, estes colocam um incontornável problema, como referia a notícia que li no jornal, os magros cofres do Vitória não estão à altura da gula salarial de Pacheco ou Cajuda. Se bem que, penso (eu de que - como diria o outro), Pacheco deve exigir o salário mais elevado.
Porém, não encaixo com esta, Norton de Matos?! Que me lembre, ele só treinou o Salgueiros e a passagem por Paranhos* não foi a melhor.
Bem... venha o dia 29 de Maio!
Na realidade, o filho da casa é que podia orientar o Vitória na próxima época. Ele estará presente no Jamor. O Vitória não lhe pode pagar oito mil contos por dia, como consta do seu novo contrato... (perdoem-me o devaneio) também temos direito a sonhar de vem em quando!!!
Deve receber mais o Mourinho em dois meses do que o Vitória tem para uma época!
* - A propósito do Sport Comércio e Salgueiros, instituição histórica da Invicta, é lamentável o que está a suceder a uma equipa que um dia já se exibiu pelos palcos europeus. A III divisão é o próximo destino do apreciado Salgueiros.

terça-feira, maio 03, 2005

Bonfim

Example

Novo técnico

No sábado passado, o Vitória garantiu que na próxima época vai continuar na I Liga. Para não variar, das conversas que se ouviam na bancada dos sócios, resultava o desejo de que o actual técnico fosse substituido.
A julgar pelas notícias de hoje, parece que a vontade dos associados vai ser satisfeita. Não sei é se ficarão tão satisfeitos assim com o nome escolhido: Norton de Matos.
Eu sei que o VFC não tem orçamento para contratar um consagrado. Nem sei se é esse o tipo de treinador que interessa. Por mim, acho que se devia apostar em alguém jovem, com formação específica em desporto (futebol em particular, claro). Não me parece que Norton de Matos se encaixe nesses parâmetros.
Fica, no entanto, o benefício da dúvida. Também não me agradou a contratação de Couceiro no ínicio da época e ele acabou por conseguir construir uma equipa com os limitados recursos de que dispunha e saíu pela "porta grande" do Bonfim.
A qualquer treinador que venha (ou que fique), desejo as maiores felicidades. A sua sorte será a do Vitória.

domingo, maio 01, 2005

Palavras para quê?