Bonfim

Um blogue de vitorianos

terça-feira, agosto 30, 2005

Falta de luz

Via DO:
O licenciamento do Estádio do Bonfim para os jogos a disputar à noite foi recusado pelo organismo que superintende o futebol europeu. A UEFA considera que a iluminação do estádio é insuficiente, dado que só apresenta metade da potência exigida.(...)

Por causa disto, o jogo com a Sampdoria começará até às 17.00 horas.

Quem deve ser o titular nacional?

guarda-redesOntem, no programa semanal de futebol da SIC-Notícias, de que só vi parte, debatia-se se o guardião do Sporting, e da selecção nacional nos últimos anos, devia envergar a camisola, como titular das quinas, nos próximos encontros.
Continuo na minha, o Baía é o melhor guarda-redes e, por isso, devia ser o número 1.
O seleccionador lá sabe e terá os seus motivos, e birras, talvez o Baía seja a versão portuguesa do Romário.
Neste momento o defensor das redes nacionais deve ser outro guarda-redes, que não o sportinguista. O Quim é um excelente gurdião. Podia ser uma boa opção. Mas até esse está no banco!

Pé esquerdo no Sado

De acordo com as palavras do Luís, foi um Vitória apático, num relvado pouco digno (parece que os U2 tocaram no Bonfim e não em Alvalade, para o campo estar naquele estado), frente a um Paços de Ferreira ainda mais apático, mas com a ponta de sorte que lhe permitiu arrecadar os três pontos no Sado.
Dos diversos relatos que li nos jornais, fiquei com a sensação que o melhor jogador em campo foi o guarda-redes do Paços de Ferreira.
Vaticino que o próximo jogo, em Coimbra, não seja nada fácil, perante os estudantes cheios de ânimo, após dois preciosos resultados no arranque do campeonato.

segunda-feira, agosto 29, 2005

Jogo foi a doer

Via RSO:
Bruno Ribeiro contraiu uma lesão muscular na face posterior da coxa esquerda e no adutor direito. Fábio feriu o lábio superior e foi suturado com três pontos no final do jogo.

As más notícias não ficam por aqui uma vez que Janício e Tchomogo fizeram traumatismos nas respectivas coxas esquerdas. Finalmente, Heitor fez um traumatismo craniano na sequência de um choque com um adversário.

«Mi dimetto»

Pierluigi Collina Via Infordesporto: "Pierluigi Collina demitiu-se da Associação de Árbitros de Itália, como protesto pela decisão da Federação Italiana de Futebol que o relegou para a Série B (2ª. Divisão).
Collina, cujo limite de idade já expirou, mas a quem foi dada permissão para arbitrar mais um ano, fez um contrato de publicidade com a Opel, marca que também aparece nas camisolas do AC Milão.

Perante esta situação, a federação pediu-lhe que rescindisse o contrato para não deixar dúvidas a ninguém sobre a sua isenção quando dirigisse jogos da Série A, só que Collina não aceitou, foi relegado para a Série B e agora demitiu-se."

No calor do jogo

Um jogo de futebol às quatro da tarde, num dia de Agosto como o de ontem, garante a perda de alguns quilos. Não só aos jogadores, mas também a quem assiste. Dados o suor, raiva, desespero e desilusão, por que passaram os adeptos e sócios do VFC que ontem estiveram no Bonfim, não é de admirar que tenham chegado a casa num estado pouco recomendável.
Ontem vi uma equipa presa de movimentos, em que o meio campo não mostrou creatividade nenhuma, deixando o ponta de lança sozinho durante a mior parte do tempo. Vi demasiados defesas mas pouca confiança na partida para o ataque. Vi o Nandinho de braços abertos como que a perguntar "mas querem jogar à bola ou querem ir para a praia?". Pior que tudo, vi um treinador apático perante os problemas que a equipa estava a revelar em campo. Eu sei que estava muito sol e que este estraga a pele (nada bom para aparecer nas revistas rosadas), mas podia ter-se levantado de vezes em quando para corrigir posições, para incentivar o empenho de aguns jogadores. O lance do golo do Paços (que também não jogou a ponta de um corno) é demonstrativo da apatia entre os jogadores do Vitória. Nos últimos quinze minutos, já com Franja, Lacombe (entrou mais cedo, a substituir Ribeiro por lesão deste) e Heitor em campo, consegui ver uma maior urgência e maior vontade de atacar as redes adversárias. Infelizmente foi tarde e sem sorte.
Um palavra final, positiva, para o melhor jogador do Vitória: Sougou (pareceu-me ter sofrido uma falta para penalty...).

domingo, agosto 28, 2005

Um móvel

Perder o primeiro jogo do campeonato em casa é mau.
Serve de consolo a derrota da Samp na primeira jornada do Calcio? Naaaa!
Muito menos nos serve de consolo os dois galos de Barcelos que as papoilas saltitantes acolheram ontem nas redes do ninho da águia.
Procuro uma desculpa para o primeiro desaire e vejo a foto do Meyong no jornal, assinalando a sua façanha no Restelo: dois golos que deram a vitória aos pupilhos de Carvalhal.
Pronto. Foi só um móvel nas redes. Menos três pontos. Temos mais 32 jogos pela frente! E muitos 90 minutos para sofrer.

sexta-feira, agosto 26, 2005

Venham os transalpinos

SampdoriaEstá uma pessoa à espera de uma equipa qualquer. Tudo menos squadras italianas (como manifestei no passado dia 23).
O raio das bolas do sorteio nem perguntaram ao Vitória se há interesse em defrontar italianos e pumba... toca de levar com a Samp na Taça Uefa.
Bem... venham os italianos.
Há sempre probabilidade de passar a eliminatória.

quinta-feira, agosto 25, 2005

Vitória na UEFA

Amanhã saberemos qual o clube que irá defrontar o Vitória. A propósito disso, diz Lacombe, jogador françês que deu boas indicações na pré-época mas que parece ainda não ter justificado as expectativas:
Em relação ao sorteio da Taça Uefa, que se realiza sexta-feira ao final da manhã, Lacombe não hesita no momento de escolher o adversário dos vitorianos. «Gostava de jogar com o Mónaco. Representei o clube durante 14 anos e tenho lá muitos amigos e família. Sem dúvida que era o adversário que preferia que o Vitória encontrasse», confessa.
Também eu gostava que fosse um dos "grandes" europeus.

quarta-feira, agosto 24, 2005

Leitura recomendada

A ler, este texto do João Silva no Lusitano: "O «Luvas de Ferro»".

Sem condições

Dois jogos, seguidos, dois patos monumentais.
Quem precisa de sair de Portugal não é o Miguel, mas sim o Ricardo.
O homem não está em condições para defender as redes de um clube em Portugal.

terça-feira, agosto 23, 2005

Sorteio da UEFA

O JF indica-nos mais um bom espaço vitoriano, que por sua vez nos recorda, hoje, do sorteio da UEFA na sexta.
Venha qualquer clube... Menos italianos!

domingo, agosto 21, 2005

Jornal do Vitória

Em plena navegação bloguística, encontrei este blogue verde e branco: Jornal do Vitória.
Para quem não tem muito tempo para desfolhar os jornais desportivos, nacionais e regionais, e está interessado nas notícias do Vitória, este blogue é ideal para manter um contacto regular com o que se passa no Vitória.

Bom começo

Pode considerar-se um bom começo de campeonato, o empate no Bessa. Terreno nada fácil para arrancar pontos.
(Julgo que o Boavista este ano acabará nos primeiros cinco lugares. Tem uma boa equipa e um excelente treinador.)
Para a semana o Paços de Ferreira vai ao Bonfim e nada melhor do que ter, no primeiro jogo em casa, uma vitória.

domingo, agosto 14, 2005

Derrota amarga

A derrota com os vermelhos da Luz acabou por ser amarga.
1) O golo das papoilas saltitantes é antecedido de uma falta, constatada por todos, sobre um jogador do Vitória. Só o senhor do apito e os senhores das pequenas bandeiras não viram a falta.
2) Na segunda parte, três vezes, três jogadores do Vitória, em três momentos, frente à baliza vermelha, sem adversários pela frente, falharam o golo. Bastava um cabeceamento na direcção das redes para o pulo ser de alegria.
3) Ainda tive de ligar ao meu camarada Luís Tito (quando esperava ser eu a receber os parabéns), que satisfeito, em plena bancada do Estádio do Algarve, comemorava, in loco, a vitória das papoilas saltintantes.
Bem... venha o Campeonato e a UEFA! E a regularidade da escrita no blogue.
A Supertaça já era.