Bonfim

Um blogue de vitorianos

terça-feira, julho 17, 2007

Ei-los que chegam...

Será que alguém lhes explicou a situação financeira do clube?
Se sim, que terá de especial o Bonfim para que continue a atrair jogadores?
Duas hipóteses explicativas.
Para uns, a possibilidade de se mostrarem. Para outros, a possibilidade de continuarem a jogar como profissionais (quando outros clubes, com outros orçamentos, se começam a esquecer deles).
Via RSO:
Carlos Carvalhal, treinador do Vitória, já pode respirar de alívio. A equipa partiu ontem para o estágio de pré-época, na Quinta do Pinheiro, Nazaré, com mais dois reforços no sector ofensivo, aquele que se encontra (ainda) mais debilitado.

O português Edinho, ex-Gil Vicente, e o brasileiro Leandro, ex-Juventus de Santa Catarina, foram ontem ao final da manhã apresentados por Carlos Costa, presidente da Comissão de Gestão, como dois atletas «muito bem referenciados». O dirigente lembrou que em ambos os casos foram rubricados contratos de dois anos e que, tanto Edinho como Leandro, são aquisições que foram efectuadas numa «perspectiva de investimento».

domingo, julho 15, 2007

A «hipótese Condesso»



Ao contrário de Zequinha, um bom jogador que poderia reforçar o Vitória seria Feliciano Condesso, que também esteve presente no festival de desilusão de José Couceiro. Força, calma, potencial físico e técnico, pouca propensão para fintas mirabolantes (fintas estas que, no entanto, gostei de ver em Fábio Coentrão). Aparente humildade. Para além de tudo isto, o melhor é que veríamos voltar ao clube - certamente emprestado, no entanto - um jogador que deu os primeiros passos neste clube. Talvez por ser o Vitória, podia ser que Condesso ficasse sentimental e forçasse o seu clube a deixá-lo rodar, e jogar, cá. Uma hipótese a ver, na minha opinião.

Zeca

Um cartão vermelho foi roubado. Um crime? Um acto de loucura? Uma partida? Não, foi simplesmente uma amostra de todo o potencial para ser um verdadeiro jogador de topo do ex-júnior do Vitória, que figurou no ataque da selecção portuguesa de sub-20 nas últimas semanas: Zequinha. Foi a finta especial de Zequinha. Ah, que belo nome, Zequinha, três sílabas de puro prazer. Nunca foi tão giro a um comentador dizer o nome de um jogador como se diz o de Zequinha. Parece mentira um ponta-de-lança chamar-se assim. Poderia ser jogador do Botafogo. Poderia ser avançado da «Canarinha». Mas não é. E, pelo que vi nos jogos de sub-20, nunca será. Será, provavelmente, o Zequinha dos Cartões Vermelhos, hipotético João Pinto dos Árbitros num futuro próximo. Mas nunca o Zequinha jogador que o Zequinha miúdo quis ser.

terça-feira, julho 10, 2007

Será a perspectiva de salários pagos a tempos e horas que os atrai?

Via RSO:
Paulinho, o mais recente reforço do Vitória de Setúbal, realizou ontem de manhã o primeiro treino com a equipa e foi um dos elementos que mais sobressaiu na sessão orientada por Carlos Carvalhal. Um golo de belo efeito, apontado com um remate forte com o pé esquerdo, captou a atenção dos adeptos que assistiram ao apronto.

O defesa brasileiro, que faz todo o flanco direito, é oriundo do Sport Recife e rubricou com os sadinos um contrato válido por duas temporadas e mais duas de opção. O atleta, de 23 anos, não escondeu ambição na hora de traçar os objectivos. «Vim para cá para jogar e vou trabalhar bastante para convencer o treinador das minhas qualidades e ajudar a equipa», assegurou ontem ao final da manhã, durante a apresentação.

segunda-feira, julho 09, 2007

E um avançado?

E os avançados continuam a faltar. Proponho que começem a fazer chover cartas e mails na direcção com hipóteses de contratações. Parto do princípio que sem avançados não há golos, portanto aqui pode ser uma boa ideia para começar a ver.

Ricardo Chaves em busca do tempo perdido



Inspirado pelo post do Luís, entrei num universo de lembranças de um ou outro jogador do Vitória. Depois de ter visto o aparecimento, ascensão e reforma do Sandro (para quem não sabe, o Sandro reformou-se quando foi «jogar» para o Porto - aquele que ali vêem não é o Sandro), e a confirmação de que o Binho só serve mesmo para assustar os adversários (apesar da minha simpatia por ele), assisto agora ao regresso de um jogador que me decepcionou: Ricardo Chaves.

Na última época que fez no Vitória, o Ricardo Chaves foi, sobretudo na recta final do campeonato, uma nódoa. Essa situação agravou-se, principalmente, quando passou a ter responsabilidades de «número 10». O Sandro dava pau, o Binho dava pau, mas o Ricardo Chaves, que era bom para desarmes duros, para trocar a bola, para entregar a bola no craque (que em tempos foi o Jorginho), não tinha ninguém para a entregar. Como tal, evoluiu o seu estilo de jogo completo para um estilo de jogo «estou-me a cagar para isto», estilo esse que o Nandinho aprendeu que nem um jovem craque de 17 anos. O Ricardo Chaves deixou de querer jogar nesse sistema - compreensível - mas também deixou de querer jogar no Vitória - menos louvável, e menos profissional.

Portanto, não esqueço que o Ricardo Chaves saiu de cá pior jogador do que entrou. E nos últimos anos isso foi visível. Só espero que não seja, apenas, um capricho do Carvalhal querer homens que já conhece, sem qualquer critério de qualidade. Seria o mesmo que o Mourinho ir buscar o Derlei para o Chelsea. É que jogadores de II Divisão, por experiência de adepto de Vitória, vi-os passar aos molhos pelos relvados do Bonfim.

domingo, julho 08, 2007

Início promissor

Caro Luís,
Parece que o início de época, calmo, é um bom indicador para a tranquilidade que todos queremos.
Já bastou o susto do ano passado, a fazer contas até ao último minuto!
Quanto ao plantel, o número de reforços pode, também, ser um bom sinal, dada a falta de equipa, não de valores, com que se contava na temporada pretérita.

sexta-feira, julho 06, 2007

Um bom regresso

Do que me lembro, Ricardo Chaves fez duas boas épocas no Bonfim.
Via RSO:
Depois de uma temporada pouco produtiva em Braga, o médio Ricardo Chaves, que assinou contrato válido por dois anos com o Vitória, afirmou que tudo vai fazer para ajudar o clube a repetir presenças nas finais das Taças.

«Estive duas épocas no Vitória e em ambas fui à final da Taça de Portugal [2005 e 2006]. Este ano há também a Taça da Liga e vou dar tudo para ajudar o clube a ir o mais longe possível», assegurou hoje ao final da manhã, frisando que «o objectivo principal é a manutenção».

O médio, de 29 anos, que é o oitavo reforço para 2007/08, vai ao encontro das pretensões de Carvalhal que fez questão de estar ao lado de Chaves na apresentação.

Para dar o plantel por encerrado, o treinador Carlos Carvalhal pretende reforçar o sector ofensivo com mais três atletas.

... and we're back!

Afinal, parece que ainda não foi desta.
Vem aí 2007 / 2008.
Com mais uma competição, a Taça da Liga.
Vivó Vitória!