Bonfim

Um blogue de vitorianos

quarta-feira, maio 31, 2006

UEFA sem dúvida

Via RSO:
É oficial. O Vitória de Setúbal vai poder na época de 2006/07 participar na Taça UEFA. O clube sadino apresentou as garantias financeiras necessárias para obter a permissão para marcar, mais uma vez, presença nas competições europeias.

No entanto, tal como previsto, face à falta de condições do estádio do Bonfim, o recinto licenciado para os vitorianos jogarem na UEFA foi o estádio José Alvalade, em Lisboa, local onde os sadinos vão actuar na competição europeia.

quinta-feira, maio 25, 2006

UEFA em dúvida

O Vitória de Setúbal ainda não tem certezas quanto à sua participação na próxima edição da Taça UEFA, devido a problemas antigos.
Jorge Santana, presidente do clube, afirma ter feito todos os possíveis para a participação dos sadinos na prova europeia, uma realidade que, neste momento, está dependente apenas da FPF.

«Cabe agora à federação pronunciar-se se está tudo correcto, portanto, a certeza não tenho, mas a FPF vai dar a resposta antes do fim do mês», comentou o líder sadino.
[DD]

quarta-feira, maio 17, 2006

Vitória de Setúbal recebe prémio Fair Play

O Vitória de Setúbal, que terminou o campeonato em oitavo lugar, conquistou nesta terça-feira o prêmio Fair-Play instituído pela Liga de Clubes de Portugal referente à temporada de 2005/2006.
[fonte: Globo Esporte]

terça-feira, maio 16, 2006

Setúbal fora de Setúbal

No domingo, Setúbal mudou-se para o Jamor.
Desde manhã até ao sol posto, a festa aconteceu. E pelo meio ainda houve um jogo de futebol (honra aos vencidos, que bem a merecem). Muitos foram de carro mas muitos mais viajaram nos autocarros que enchiam o parque de estacionamento. Por todo o lado grupos de amigos ou de conhecidos e desconhecidos, reunidos para a ocasião, prepararam os grelhadores. Petinga assada, entremeada e febras, tudo digerido com a ajuda de uma cerveja.
Felizmente, também eu lá estive.
É que é preciso lá estar para perceber que, apesar do Estádio Nacional ter péssimas condições para receber condignamente os milhares que por lá se sentam a assistir ao jogo, a mata que o rodeia oferece condições únicas que propiciam a festa. A verdadeira, a feita por adeptos das duas equipas em separado ou em conjunto.
Espero para o ano lá ir mais uma vez. Um sócio do VFC acredita sempre.
E já agora, tinha piada uma final toda às riscas verdes.

domingo, maio 14, 2006

Até esta menina húngara torce pelo Vitória


À procura de uma imagem para assinalar o dia e, surpresa das surpresas, na algo distante Hungria, eis que surge uma adepta vitoriana. Se alguém souber magiar, pede-se o favor de traduzir o escrito.
Hoje, como diria o ex-capitão do outro finalista da Taça, só temos uma cor: verde e branco!

Tal como no ano anterior, não somos favoritos, mas mesmo que o favoritismo seja 51% para o F.C.P. e 49% para o Vitória, um finalista tem sempre hipóteses de vencer.

Veremos quem faz o quê. Se há uma dobradinha ou um bis. Estou em crer na última.

sexta-feira, maio 12, 2006

Assaltar o campeão

Em Setúbal, prepara-se (sem grande azáfama nem grande exagero, felizmente) o jogo da final da Taça. O objectivo maior é óbvio: ganhar o jogo e levantar a Taça. Mas há um outro menos declarado: num momento em que se começa a querer incidir as luzes críticas da comunicação social sobre as novas «questiúnculas» financeiras do Vitória (embora este seja um assunto delicado e de grande angústia para os sócios e adeptos mais antigos), a vitória na Taça seria uma nova prova - em dois anos consecutivos, louve-se - de que a manutenção do clube na Superliga não é um mero acidente do acaso, como muitos vaticinaram durante este ano.

Assim, domingo será uma oportunidade essencial, enquanto único e último jogo do ano, para o Vitória mostrar que o esforço de muita gente para resolver os problemas do clube (financeiros, sobretudo) não foi apenas um gesto afectuoso mas um gesto de justiça para a importância que aquele tem no campeonato. Todos sabem que eu vejo como grandes jogadores a maioria dos elementos defensivos da equipa - Rubinho, Janício, Adalto -, mas continuo a acreditar que um último elemento é que faz a diferença nos momentos decisivos: o público vitoriano. Que assim seja.


Imagem via Planeta do Futebol

terça-feira, maio 09, 2006

O resclado dos rescaldos

Nestes últimos dias surgiram os habituais rescaldos da jornada, transformados em rescaldos da época.
E que época que foi!
O final do ano passado e o ínicio deste, colocaram o nosso clube nas bocas e nos teclados de todos os comentadores desportivos deste país. Não houve portador de gravata (a)berrante e/ou gelatina a disfarçar a careca empoleirada no fatinho Sacoor, que não certificasse a certidão de óbito do VFC. Nem vou voltar atrás.
Vou é notar que esta semana, até sabermos o desfecho do jogo do Jamor (a propósito: já têm o bilhete?), ninguém se vai atrever a tratar como moribundo o clube do Bonfim. Depois, conforme o destino da Taça, lá iremos para a morgue ou seremos elevados ao cume dos intocáveis vencedores onde nada de mal pode ocorrer. É bom que não esqueçamos os compromissos financeiros que o Vitória precisa assegurar para conseguir a sua continuação como clube profissional e participante nas competições nacionais e internacionais. Não sei o que vai acontecer mas, durante mais uma semana, não me interessa.
Sei é que apesar de tantos funerais, de tantos abandonos do barco pelos que saem sempre primeiro que os outros, o Vitória conquistou um muito honroso 8º lugar na classificação, a presença na final da Taça e o direito a uma presença na UEFA. Nada mal para um moribundo.
Parabéns aos que ficaram e aos que vieram. Todos eles acreditaram. Tal como os sócios.
Vivó Vitória!

sexta-feira, maio 05, 2006

A caminho

Já tenho o bilhete para a final no Jamor.

E vocês...?

segunda-feira, maio 01, 2006

A engrenagem não está bem

O Vitória tem uma boa equipa, joga bem à bola, como demonstrou durante alguns minutos na Luz, mas falta qualquer coisa na engrenagem.
A segunda volta tem sido um autêntico desastre. Derrotas, e golos sofridos, a mais.
Como referiu, pertinentemente, o comentador da TVI, o Vitória, na segunda volta, obteve pouco mais de uma dúzia de pontos. Não tivesse sido o excelente desempenho da primeira volta e hoje o Vitória podia estar a fazer companhia ao homónimo de Guimarães.
A final da Taça é o argumento apresentado para desculpar os últimos resultados. Eu próprio subscrevi neste espaço essa tese, como se pode ler no texto abaixo deste. Porém, estamos a falar de jogadores profissionais. Desorientados?, todos os jogos, por causa do próximo dia 14 de Maio, não pode ser desculpa constante para as derrotas. Por este ritmo chega-se ao Jamor a pensar na outra final, a da Supertaça.
A próxima época deve ser bem preparada e pensar numa boa orientação para o Vitória não devia estar fora dos planos directivos.
A manutenção na próxima época começa agora.