Bonfim

Um blogue de vitorianos

segunda-feira, novembro 28, 2005

GRÃO A GRÃO...

Eis que temos o Vitória, o nosso Vitória, acumulando pontos, disputando os lugares da frente.
Não que tenhamos quaisquer ilusões, mas sabe bem olhar para a tabela classificativa e ver-nos no 5º lugar, a quatro pontos do líder.
Garbosos jogadores que nos brindam com esta prenda de Natal, que nos garantem 413 minutos sem um golo, que acumulam 23 preciosos pontos.
Quase se poderia dizer que anda ali uma estratégia de formiguinha: acumulando, grão a grão, um pecúlio que nos permita algum descanso.
Entretanto, nunca se sabe o que nos poderá trazer este arrecadar, trabalhoso, de pontos...

sábado, novembro 26, 2005

George Best 1946-2005

«The one tragedy George Best has to contront is that he will never know how good he could have been.» - Michael Parkinson

quarta-feira, novembro 23, 2005

Para os anais

O Vitória, no primeiro terço do campeonato português, tem, a nível europeu, a defesa menos batida. A par com uma equipa moldava.
As redes sadinas sofreram até à 11ª jornada três golos, precisamente os golos que sentenciaram outras tantas derrotas sadinas.
É obra! Para um clube com tantas dificuldades.

domingo, novembro 20, 2005

Aniversário

O Vitória faz hoje 95 anos. Um dia especial, que, esperamos, seja assinalado, com um triunfo na Figueira da Foz, frente ao Naval. As duas equipas têm feito um campeonato surpreendente (embora isso não seja tão óbvio no caso da equipa de Manuel Cajuda). Aliás, o Vitória vai lá fora para ganhar, ou, como se dizia no Público: é «uma equipa a atravessar uma grave crise financeira que joga sobretudo para o resultado». Seja lá o que for que isso signifique...

quinta-feira, novembro 17, 2005

Derby distrital na Taça

Via RSO:
As duas únicas equipas do distrito que ainda estão a disputar a Taça de Portugal, Pinhalnovense e Vitória de Setúbal, encontram-se no dia 11 de Janeiro na 5.ª eliminatória da competição.

O campo Santos Jorge, em Pinhal Novo, vai ser palco de um duelo que vai colocar frente a frente os sadinos, actuais detentores da Taça, e a equipa da II Divisão que na época transacta chegou aos oitavos-de-final da prova.

terça-feira, novembro 15, 2005

Pezinhos abençoados

Hoje, um amigo fez-me o favor de enviar isto.

Perguntava-me ele se eu gostava de bola.
Devia ser uma pergunta retórica.

segunda-feira, novembro 14, 2005

Jacinto João

Example

JJ vai ter uma estátua junto da entrada principal do Bonfim. A inauguração vai ser no dia próximo dia 23 de Novembro, alguns dias depois do clube comemorar o 95º aniversário.

Scolari e o VFC

Via RSO:
«O clube fica a dever porque está sempre a ter uma atitude que não é correcta. Quem não tem condições tem que fechar as portas como em qualquer empresa. Há claramente um problema de gestão no Vitória e noutros clubes que têm esse problema»(...)
«Eu já tive esse tipo de problemas nos clubes onde trabalhei e reagi da mesma forma que o Norton: protegendo o grupo, incentivando e dizendo-lhes que o futuro é jogar muito bem pelo clube que representam porque amanhã esses mesmos atletas, que hoje passam dificuldades, vão ser observados pelos outros clubes como grandes heróis de uma campanha»(...)
«Mesmo com dificuldades os jogadores do Vitória buscam no fundo da alma forças para mostrar serviço e para que as pessoas vejam que são valentes e briosos. Do Norton nem se fala, tem feito um trabalho fantástico»(...)
«[José Mourinho] Está entre os dez melhores do mundo. Cada região tem um grande treinador. Acho que ele merece estar entre os dez melhores por tudo o que já fez. É jovem, tem potencial e tem boas equipas para trabalhar. Pela forma como dirige, continuará nos próximos cinco, dez anos, a ter sucessos»(...)
«Acho que Portugal tem grandes treinadores. Há pessoas a fazer um bom trabalho há muitos anos. Jesualdo Ferreira é um exemplo de um grande treinador. Quem também está a fazer um trabalho excelente é o Norton no V. Setúbal. Com todos os problemas que sabemos que o clube tem, ele está a conseguir levar a equipa a nível de motivação e de busca de resultados assinalável»

sábado, novembro 12, 2005

Regresso às origens

Meio sarcástico meio sério, Vasco Pulido Valente escreve hoje acerca dos problemas do futebol em Portugal. O seu artigo de hoje no Público é, no mínimo, curioso. Merece por isso atenção. Eis um excerto:

«(...) Existe uma solução fácil e perfeita. Bastava que a Federação portuguesa se fundisse de cima abaixo com a Federação espanhola. Numa Liga ibérica, em que Portugal talvez conseguisse à partida dois lugares, como a Alemanha de Leste conseguiu no campeonato da Alemanha Ocidental, desapareciam os problemas financeiros, aumentava a qualidade do jogo e, muito naturalmente, o prazer do espectáculo. O futebol português de Portugal deixava de ser um futebol medíocre, sustentado por estrangeiros de refugo, para, por uma vez, crescer e aparecer. Ah!, e a pátria e a nação? A pátria e a nação, que engolem sem protesto toda a gente de toda a parte, não estremeceriam. E, se estremecessem, haviam de se consolar. O pior é que a Espanha, se calhar, não queria

quinta-feira, novembro 10, 2005

Vitória na UEFA

Não, ainda não garantimos o lugar na próxima temporada...

Por enquanto a notícia ainda é sobre a época corrente (via MF):

A Federação Portuguesa de Futebol garantiu à UEFA que o Vitória de Setúbal, e mais nove clubes portugueses, tinham condições para participar nas competições europeias em 2005/06.
O organismo que tutela o futebol português tem a responsabilidade, desde há duas épocas, de verificar se os clubes que desejam participar nas competições da UEFA têm as condições necessárias para o fazer.
O processo de licenciamento é conduzido pela FPF, de acordo com as indicações da UEFA. A Federação poderia ter delegado essa função na Liga, mas preferiu ser ela a controlar o processo, pelo qual recebe uma verba da UEFA.
Na época passada, a FPF aprovou os processos de dez clubes, segundo Maisfutebol apurou, dos quais seis acabaram por efectivamente participar nas provas europeias 2005/06.


Para que não haja dúvidas.

segunda-feira, novembro 07, 2005

Mais três pontos

Mais um jogo, mais uma vitória. Desta feita ao Estrela.
Mesmo com dificuldades, o Vitória ombreia, na tabela, com os ricos do campeonato.
O que não faria o nosso Vitória se não atravessasse uma crise financeira?
De vez em quando ainda surgem alguns amargos de boca, como as derrotas caseiras com o Paços e o Guimarães.
Com mais seis pontos Braga não estaria por um canudo.