Bonfim

Um blogue de vitorianos

segunda-feira, abril 25, 2005

Talvez fosse melhor procurar novo técnico

A chegada à final da Taça é motivo de orgulho para todos nós. Mas, como tão bem sabemos, tal meta só sucede muito de vez em quando. Quando o rei faz anos. A verdade é que a meta primeira do nosso Vitória, face às condicionantes financeiras, é sempre a mesma há alguns anos: a manutenção no escalão máximo. Queremos mais? Sim. Porém, omoletas sem ovos não se fazem.
Este intróito vem a propósito da carreira do Vitória na segunda volta. Quase toda ela liderada por José Rachão. E, os resultados não têm sido os melhores. Não fosse a primeira volta e não sei se a esta hora do campeonato não estaríamos nós a fazer contas conjuntamente com o Estoril, Beira-Mar e Moreirense.
Em 11 jogos, desde a 20ª jornada, com o sucessor de Couceiro, o Vitória obteve 8 pontos em 33 possíveis. Ou seja, um descalabro! Ganhámos uma vez, fora, no Nacional e empatámos tantas vezes quanto foram as derrotas averbadas, 5 vezes.
A próxima temporada já deve estar a ser pensada. Julgo que o Vitória devia procurar um novo responsável técnico.
A alegria de estar no Jamor num ano não compensa a agrura de descida noutra temporada.

sexta-feira, abril 22, 2005

O regresso do "Deus"

ExampleNa BBC:"Striker Rashidi Yekini is expected to return to action in the Nigerian league with Gateway FC.
Segun Odegbami, the former Nigeria captain, who is the club's chairman, told BBC Sport he expects the former African Footballer of the Year to complete a formal deal after talks on Thursday. The Abeokuta-based side is trying to establish itself in Nigeria's top division after their promotion last season. "Yekini is coming on board and he is expected to sign a one-year contract," Odegbami told BBC Sport. "We need a player of his calibre to bring excitement back to our football. "We know that the sharpness is no longer there but we need someone of his calibre to give us some buzz." Should the 41-year-old sign a deal with Gateway, it will be the second Nigerian club he will feature for, after ending his European club career. One of the most prolific strikers in the history of African football, Yekini played for Ivorian side Africa Sport, Portugal's Vitoria Setubal and Olympiakos of Greece. "Ye-king", as he was popularly known in his heydays, had a stint with Julius Berger during the 2003 season but differences with coach Fatai Amoo forced him to quit.
He was a member of the Nigerian national team that won the 1994 African Cup of Nations and went on to play at the 1994 and 1998 World Cups. "

Jorginho

O craque está de saída no fim da época. Como se esperava, o destino é o Porto mas leva o Vitória no coração:Example
"A melhor recordação que quero levar deste clube é a conquista da taça de Portugal.(...)O carinho dos adeptos deixou-me bastante emocionado. Levo Setúbal e o Vitória no coração. Este é um clube que me marcou imenso."

quinta-feira, abril 21, 2005

I feel good, so good...

Tem sido muito bom receber as felicitações dos colegas da "repartição" pelo feito do Vitória.
Dir-se-ia que conquistámos algo. Por enquanto apenas conquistámos o direito a ir ao Jamor disputar a Taça de Portugal. Pessoalmente, confesso que disputá-la com o Benfica e conseguir levá-la para o Bonfim, teria um sabor especial.
Se tudo correr bem, lá estarei a gritar pelo VFC para ajudar a trazer a terceira.

64/65Nas épocas de 64/65 e de 66/67.66/67

quarta-feira, abril 20, 2005

Que merecido foi!

A vitória foi merecida. Jogámos melhor, jogámos para ganhar, apesar de Meyong falhar pela segunda vez consecutiva um penalty e do Igor ter pensado que estava a jogar rugby. Jorginho fez o que esperava dele - parece haver uma ligação entre a bola e as suas chuteiras que transcede as leis da física, tal o apego que sentem uma pelas outras. Todos suaram e deram o máximo, mas Manuel José e Bruno Ribeiro merecem-me destaque. Quando vi a bola sair disparada dos pés deste último, para entrar lá no buraco da agulha, fiquei boquiaberto e nem consegui gritar!

A derrota foi merecida. A maneira como a equipa do Boavista jogou, fez juz ao meu post de ontem e ao amarelo de cobardia do equipamento. Depois de se encontrar à frente do marcador, os jogadores começaram a atirar-se para o chão e a contorcer-se com dores. Suspeito que o preparador físico e a equipa médica dos axadrezados sejam as piores do país e que o filho do major os deva demitir o mais rápido possível, por causa do péssimo estado em que estão os jogadores. Se não fôr assim, se foram simulados os sofrimentos que tantas vezes fizeram as macas entrar em campo, então estes jogadores de bola não merececem o respeito dos outros profissionais e espectadores por aceitarem esta atitude que sem dúvida lhes é imposta por essa vergonha de treinador que é Jaime Pacheco. Basta ter ouvido as suas declarações no final do jogo para ver que lhe faltarão determinadas faculdades cognitivas para o exercício da profissão.
Não costumo ser tão duro nos comentários que faço, mas já vejo jogos há tempo suficiente para saber quando uma equipa é instruída para insultar a inteligência dos demais participantes do espectáculo, espectadores incluídos.

O REGRESSO AO TOPO

Que não se diga que o futebol não tem magia! Fugindo à estafada imagem do "em futebol tudo pode acontecer" - nariz de cera de quem olha espantado as coisas do mundo sem devisar explicação - sempre direi que este jogo com o Boavista soa a uma correcção, soa à reposição das coisas nos seus sitios. Neste memorável dia, agarrado às imagens televisivas, senti que subitamente o nosso Vitória regressa ao seu espaço. Um clube como o nosso não tem história, nem prestígio para andar agarrado às contas, em equilibrios precários, com o olho permanentemente pregado à linha que da água faz fronteira. Um clube como o nosso fez-se para lutar, fez-se para espreitar o mundo lá de cima, do topo.
Esta vitória do Vitória, ajudou a escrever direito por linhas tortas.

terça-feira, abril 19, 2005

Já lá estamos!

Estádio do Jamor
Jogo feio. Custou ver, mas no fim soube bem!
Já estamos no Jamor!!!

Vamos à festa?

O jogo com o Boavista vai ser transmitido pela RTP1 às 20.45, mas bem melhor será assistir ao vivo, lá nas cadeiras da central de sócio.
Ainda sem o lesionado Bruno Moraes, lá vamos ter de contar com a inspiração de Meyong na frente de ataque e esperar que o jorginho possa distribuir magia suficiente para aparar a "mui viril" equipa de Jaime Pacheco. Não acredito que quem gosta de futebol, possa ter algum apreço pela tática que as suas equipas costumam usar para parar o andamento do jogo ou até assustar fisicamente os seus adversários, dado o futebol de contacto que normalmente executam. Adiante.
Vamos esperar que no fim a nossa preocupação seja saber onde comprar o bilhete de entrada no Jamor e que mesmo os que eu sei irem assitir em casa, alguns a muita distância do Bonfim, venham a sentir a enorme alegria de gritar pelo Vitória na Final da Taça de Portugal.

Força Vitória!

segunda-feira, abril 18, 2005

O Jamor ao virar da esquina

Falta um dia para termos certeza (ou desilusão - duvido) da ida do nosso Vitória ao Jamor.
A RTP 1 transmite o jogo amanhã à noite e resta-nos aguardar por um bom jogo, sem casos, por que o xadrez sempre que perde faz um 31. Quando é favorecido, descaradamente, dizem os responsáveis do Bessa que o senhor de apito nos lábios limitou-se a cumprir com a sua tarefa im(parcial).
Perdoem-me esta abordagem sobre a arbitragem, típica dos programas desportivos, em que se discute tudo menos futebol. Mas quando ouço, como no passado fim-de-semana, que um clube foi favorecido e duas equipas foram prejudicadas, questiono-me se o futebol nacional é disputado por três equipas.

P.S.- Excelente campeonato do Sporting de Braga. Estão a jogar bem, merecem ir longe. Assim as canetas se aguentem até à 34ª jornada. Nelo Vingada está de parabéns pelo magnífico trabalho que está a desenvolver em Coimbra. Há nove jogos que não perde. E, como sou português, vibrei, naturalmente, com a grande vitória do Sporting na passada quinta. Deu gosto ver a malta de Alvalade jogar e passar um atestado de excelência aos ingleses. Finalmente, parabéns ao Paços de Ferreira pela subida, já garantida ao primeiro escalão.

quarta-feira, abril 13, 2005

Telepatia

O Chelsea segue em frente.
A equipa tem os "automatismos" tão bem treinados que não precisa dos incentivos vocais do setubalino Mourinho para ser eficaz.
Depois do que se soube nos últimos dias sobre a conversa entre Ryjkaard e Frisks, os dirigentes da UEFA ainda tiveram o desplante de exigir que o adjunto Rui Faria se deixasse revistar. Queriam garantir que nenhum aparelho de telecomunicações estava instalado dentro do gorro que habitualmente usa. Nada encontraram.
Para a próxima talvez façam testes para ver se há comunicação telepática entre toda a equipa.

terça-feira, abril 12, 2005

Mais um passo no caminho da glória

Os sadinos, em particular, e os portugueses, em geral, estão, hoje, concentrados no jogo europeu a disputar na capital bávara.
Não é por nada (o hábito faz o monge), mas logo à noite teremos mais um motivo de alegria.
Por acaso alguém sabe se a UEFA já pediu desculpa ao Zé?

Encontro no Dragão

A manutenção parece estar assegurada.
Só o infortúnio conduziria o Vitória à descida.
Todavia, nada como somar mais uns pontos e, para isso, nada melhor do que obtê-los na próxima jornada, sobretudo pelo simbolismo que representa o encontro com o antigo treinador, que a esta hora já deve estar arrependido da troca a meio da época.

sexta-feira, abril 08, 2005

O jogo do nosso descanço

Vá lá.
São só mais três pontos.
Por isso vamos ganhar no domingo, ao Gil Vicente.

quinta-feira, abril 07, 2005

Alô? Zé?

Example
A UEFA decidiu não investigar a possibilidade de Mourinho estar em contacto com a sua equipa técnica, via telemóvel (o que estava proibido de fazer).

O jogo do Chelsea com o Bayern demonstrou a excelente forma da equipa e que os "automatismos" estão perfeitamente trabalhados. É ver como são marcados os cantos e as movimentações dos jogadores, para perceber que o bailado que fazem assim que a bola é chutada, foi muito trabalhado para resultar na máxima eficácia: a obtenção de golos. O mesmo se pode dizer dos contra-ataques rapidíssimos, com a bola sempre a ser bem colocada nos avançados. De facto, dá gosto ver um jogo assim e compreende-se a irritação de quem não está na mesma equipa de Mourinho.

terça-feira, abril 05, 2005

ARRUMAR (POR AGORA) A CALCULADORA

Devo confessar que tenho uma calculadora especial que me auxilia nos cálculos da aflição. Todos os anos por estes dias, é ver-me com a tabela classificativa na mão, consultando os jogos em falta, calculando os pontos possíveis, examinando os algarismos na procura do número mágico que garanta a permanência. Este ano, já a tinha em cima da mesa, esta vitória foi um bálsamo, um auxílio para dias menos aflitos.
Bem desejava que não tivessemos, todos os vitorianos, de nos manter em angústias, de cálculos, de sofrimento até ao última jogada do campeonato.Agarremo-nos, pois, à taça que dali ainda poderá vir uma alegria, que bem nos falta.

domingo, abril 03, 2005

Viiiiittttóóóóóórrriiiiiiiiaaaaaa!!!!

Ganhámos e jogámos bem!
E com o Hélio a centrar para golo! Lembro que o JMS antecipou a importância da sua entrada na equipa.

sexta-feira, abril 01, 2005

Domingo, na Choupana

Parece que Rachão vai voltar ao modelo de equipa implantado por Couceiro, colocando Éder a jogar com Manuel José no lado direito. O jogador brasileiro lembrou, em entrevista, que o estádio da Choupana é um dos menores da Liga e que isso impacta a performance das equipas visitantes.
Eis ao que ele se refere:
Example Estádio Eng. Rui Alves
Capacidade: 3.000 lugares , Dimensão do relvado: 100 x 65


Example Além, ao meio, o meu lugar.
Capacidade: 30.700 lugares , Dimensão do relvado: 107 x 68